O consumo do papel de forma consciente vem aumentando cada vez mais ao longo desses últimos dez anos.

É importante sabermos como é importante ajudar o planeta compensando os efeitos ambientais de impressões de papel por meio da digitalização de documentos e outras atitudes.

A digitalização de documentos reduz o consumo de papel global da maioria das empresas.

É necessário implantarmos a cultura da eco consciência, de modo que todos evitem imprimir sem necessidade.

Mesmo se sua empresa não seja totalmente “sem papel”, pode-se reduzir as taxas de impressão com pequenos hábitos e até diminuir custos.

Veja esses dois pequenos exemplos:

  1. Se o seu manual do funcionário estiver digitalizado e arquivado de forma acessível a todos, seus funcionários não terão que imprimi-los cada vez que precisar verificar uma política. Esse pequeno exemplo serve para vários outros documentos que podem ser digitalizados, guardados com segurança e compartilhados.
  2. Em um processo seletivo para se contratar um novo funcionário, pode-se reduzir bastante a impressão de papel com pequenas mudanças. Exemplo: Fazendo análise dos currículos por e-mail e separando por pastas os de melhor perfil a vaga; Mudando a forma de seleção com mais entrevistas orais e dinâmicas com menos uso do papel; Enviando os laudos com os resultados por e-mail. Fazendo assim, já será bastante diferente.

Para uma empresa fazer uma contratação de pequeno porte, olhe quanto pode chegar a gastar de papel se for imprimi-los:

  • Após triagem do recebimento de 150 currículos com 2,5 folha e escolher 30 = 75folhas
  • 30 provas de conhecimento com 3 folhas cada = 90 folhas
  • 5 laudos do selecionador com 2 folhas cada = 10 folhas
  • 5 currículos e laudos enviados ao requisitante e seu superior = 40 folhas

Com mudanças e pequenas atitudes como essas citadas acima, conseguimos diminuir o consumo de energia com as impressões, minimizar o uso de tinta que são altamente tóxicas e difíceis de remover do papel no processo de reciclagem e apoucar o uso do papel em impressões muitas vezes desnecessárias.

Você sabe quanto que o Brasil consome de papel em um ano? Aproximadamente 9 milhões de toneladas de papel. Para produzir 1 tonelada de papel, são necessárias de 2 a 3 toneladas de madeira. Imagine quantas árvores não são necessárias para suprir essa produção, sem falar dos outros produtos que também dependem desse recurso para existirem.

Agora que já sabe disso, respire aliviado e tente implantar pequenas atitudes como essa em sua rotina. Precisamos ter essa consciência!

Imprima menos! Digitalize mais!